Perfil de Fenadoce 2019

Esta edição da Fenadoce em Pelotas esta conquistando à todos com suas novidades e ações.

Fenashow traz novidades no último fim de semana da Fenadoce 2019
Neste sábado, 22, a Fenashow apresenta uma nova atração, o maior sambista da atualidade desembarca em Pelotas: Tiee para seu show junto com o Grupo Renascença e Amigos do Sereno, para a Roda de Samba do Tiee. No domingo, 23, último dia da Fenadoce 2019, o show será de Stand Up de NegoDi em Over12, a partir das 18h, na Arena de Shows da Fenadoce 2019.
Os shows estão sendo realizados em parceria com a X13 Produções e patrocínio do Estúdio DC Fitness e GELEI, e os ingressos variam de R$ 40,00 a R$ 200,00 reais, de acordo com os diferentes espaços da arena. Localizado na área externa do Centro de Eventos Fenadoce, o espaço é dividido em quatro áreas para o público: Camarote/Mesas, On Stage Open, Front Vip e Arena Fenashow. A arena de shows abre às 18h e com o ingresso do show a entrada na Fenadoce é gratuita. Ingressos pelo site: https://site.blueticket.com.br.

Vencedores da Gincana Cultural serão premiados dia 23

No dia 23 de junho, às 11h, as escolas e alunos vencedores Gincana Cultural 2019 serão premiados. Este ano o tema foi "Pelotas Patrimônio Cultural Brasileiro" e a tarefa dos alunos e professores de escolas públicas foi desenvolver projetos culturais para representar o tema. Conheça os vencedores e suas categorias:

Categoria 1 – Desenho Temático
Aluno: Isabely Mendes Parker
Professor: Cristiane Morales de Andrade / Escola: E.M.E.F. Antônio Ronna
Aluno: Miguel Benvindo Duarte
Professor: Raquel Peter de Lima / Escola: E.M.E.F. Dona Maria Antônia

Categoria 2 - Redação
Aluno: Sofia Nunes Dos Santos
Professor: Graciane Lopes Freitas / Escola: E.M.E.F. Antônio Ronna
Aluno: Agata Ribeiro Vieira
Professor: Cíntia Victória de Azambuja / Escola: E.M.E.F. Bibiano de Almeida
Aluno: Lilian Machado Xavier
Professor: Jaqueline Peter Braz / Escola: E.M.E.F. Ferreira Vianna Categoria

Categoria 3 – Decoração da Escola
E.M.E.F. Antônio Ronna
Professoras: Graciane Freitas, Cristiane Andrade, Cristiane Mastrantonio

Acompanhe a programação da Fenadoce 2019 para esta quarta-feira, 19 de junho:
Palestra:
A professora Nóris Leal será uma das atrações principais nesta quarta-feira, 19, com uma palestra que abordará a linha do tempo dos doces pelotenses. Aberta ao público da feira, a palestra agregará conhecimento para quem tem ainda mais curiosidade em entender a relação entre a cidade e a cultura doceira que ajudou a construir sua história.

Palestra com a Professora Nóris Leal: A linha do tempo dos doces em Pelotas
Hora: 16h
Local: Auditório 1

Evento:
19/06 - Lançamento da Festa do Morango
Horário: 19h
Local: estande da Prefeitura de Pelotas
Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural de Pelotas.

Fenadoce Cultural:
A Fenadoce Cultural é uma reconhecida vitrine artística, que ajuda a promover as produções locais. Neste ano, as performances ocorrerão em 4 palcos, além do Espaço Arte do Doce, e reunirão apresentações de dança, música, teatro e tradições gaúchas. A Fenadoce Cultural é financiada pelo Pró-Cultura RS – LIC – Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e contará com patrocínios de Osirnet e Biscoitos Zezé.

19/06 - Palco Principal
14h30 – Coral Linguagem de Emoções
16h30 – Euterpe
17h45 – Mostra Cultural Escolar

19/06 – Multipalco
15h - Lady Rock
16h30 - Challenge
18h - Atitude Groove
19h30 - Armonya
21h - Banda Quarto de Banho

19/06 - Palco Central
20h - Helen Moreira e Banda

19/06 - Palco Cidade do Doce
19h – Eli Pinheiro Borges
20h30 – Trigonometrio

Feira Nacional do Doce acontece em Pelotas - Fenadoce 2019
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 23h.

Trajes da corte da Fenadoce 2019 contam a história do patrimônio pelotense

A riqueza do patrimônio cultural de Pelotas é a grande inspiração para os trajes da corte da Fenadoce 2019, que acontece de 05 a 23 de junho. Os vestidos foram desenhados e bordados pela Designer de Moda Roberta Peleteiro Nunes e a confecção e modelagem dos vestidos foram feitas pela costureira Clarita Redü. Durante a feira, eles poderão ser vistos na rainha Kaiana Spiering e nas princesas Carolina Ávila e Kathlen Iandra Silva Prestes.

Este ano tema da feira é "Patrimônio Nosso", para valorizar o Conjunto Histórico de Pelotas, que teve o registro realizado em 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial. Pelotas e região celebra a tradição doceira como a sua grande marca. Passam pela feira anualmente mais de 250 mil pessoas e em 2018 foram vendidos 1,4 milhão de doces.

Roberta conta que o trabalho iniciou ainda em setembro de 2018, quando se dedicou exclusivamente à pesquisa da inspiração para os trajes da Fenadoce 2019. "Foram dois meses de muito trabalho na parte de execução dos vestidos, onde trabalhei com bordados em pedrarias", afirma ela, que tem uma relação especial com os bordados desde sempre na carreira. Clarita, com mais de 20 anos de experiência em alta costura, explica que tirar os vestidos do desenho e moldá-los no corpo das soberanas é um grande desafio e que essa etapa de modelagem e confecção dos trajes é carregada da alegria de unir os fios que marcam uma parte da história de Pelotas.

A estilista destaca que os tons terrosos foram os escolhidos para os trajes desse ano, ressaltando o requinte e fazendo referência ao estilo barroco, que está presente de forma marcante nos prédios históricos de Pelotas. E ainda salienta que não poderia ter deixado de priorizar o conforto das soberanas. Pensando justamente nisso, ela utilizou tecidos como veludo, cetim bonin com caimento encorpado, organza cristal para os detalhes de pregas e laços, cetim com elastano e renda soutache em tom manteiga.

Essa não é a primeira vez que as profissionais recebem tamanha responsabilidade na Fenadoce e manifestam comprometimento e gratidão por fazerem parte da história da Fenadoce e da cidade.

A Fenadoce 2019 é uma realização da CDL Pelotas, tem patrocínio Banrisul; Sicredi; Gelei e Osirnet; Apoio da Biscoitos Zezé; Ecosul e Farmácia São João e apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas, Câmara Municipal de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas. A Fenadoce Cultural tem financiamento Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do RS, com patrocínio de Osirnet e Biscoitos Zezé e Farmácia São João

No domingo (16) a Fenadoce 2019 superou o número total de excursões recebidas na edição de 2018: até o segundo final de semana, foram contabilizados 508 grupos de turistas. A Fenadoce segue até o dia 23 de junho, e já recebeu excursões nacionais e internacionais que tiveram como destino a cidade de Pelotas/RS.

A Fenadoce 2019 é uma realização da CDL Pelotas, tem patrocínio Banrisul; Sicredi; Gelei e Osirnet; Apoio da Biscoitos Zezé; Ecosul e Farmácia São João e apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas, Câmara Municipal de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas. A Fenadoce Cultural tem financiamento Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do RS, com patrocínio de Osirnet e Biscoitos Zezé e Farmácia São João.

Talks Aliança reuniu representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (17) a Aliança Pelotas realizou a primeira edição do Talks Aliança, na Fenadoce 2019. O evento contou com uma roda de conversa entre o Secretário Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, e o Superintendente dos Portos, Fernando Estima, com mediação de Ezequiel Megiato, coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel. O tema central da roda de conversa foi o desenvolvimento da região Sul, e a união entre os municípios.

O Secretário Claudio Gastal apontou o trabalho realizado em sua pasta para auxiliar no desenvolvimento da economia em todo o estado, além de discutir políticas, ações, projetos e iniciativas realizadas pelo atual governo para tornar próximas as estratégias de governo e regiões. "Busquei trazer um pouco para a Aliança Pelotas, setores empresarial e lideranças, do que estamos fazendo nas áreas logística e tributária", afirma. Ele destacou ainda a relevância de ser a Fenadoce o palco deste debate: "É importante estar em uma feira como a Fenadoce que promove desenvolvimento e turismo. O governo tem que estar presente não só promovendo suas atividades, mas trazendo transparência a população", encerrou.

Fernando Estima apontou que o grande desafio do estado é melhorar a logística, para tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo: "Temos uma qualidade de produção agrícola e industrialização muito positiva, mas temos que rever questões como o pedágio, custos portuários e tributários, para incrementar o que já temos de bom", disse. Estima relembrou com gratidão sua relação de 12 anos com a Fenadoce: "A Fenadoce foi minha primeira escola extra empresa e família. Me sinto a vontade em poder dividir com a comunidade a importância da participação ativa. Presidi a feira por dois anos e aqui aprendi a trabalhar de forma gratuita e prazerosa", concluiu.

Já o mediador do Talks, Ezequiel Megiato, atuou apresentando dados específicos da região Sul obtidos através do EDR. "A UCPel sempre atende a pedidos como esse, no sentido de tentar impulsionar positivamente, de maneira atuante, ajudando a fazer a leitura da região", disse Megiato, que apontou ainda a gratidão pelo convite para mediar a conversa.

"A região sempre ficou distante dos grandes centros, mas, o momento que vivemos, é importante para que cidades e entidades estejam unidas. As regiões que estiverem unidas e mostrarem que sabem cuidar do seu desenvolvimento terão mais sucesso e aproveitarão melhor as oportunidades", afirmou o Coordenador da Aliança Pelotas, Ricardo Targa Pereira. Para ele, o encontro foi um momento importante para estar mais perto do governo estadual, e buscar formas de potencializar o desenvolvimento da região Sul.

Durante a abertura do Talks Aliança, o Coordenador da Aliança Rio Grande, Carlos Bacchieri demonstrou satisfação por fazer parte da iniciativa, e ressaltou a importância da união entre as cidades: "Percebemos a diferença e o peso de quando as demandas são levas em conjunto pela região, ao invés de um único município", disse. Além dele, o Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Fabrício Tavares, destacou a relevância da duplicação da BR 116, e a atenção para a região Sul: "Devemos fazer o tema de casa, assim como os empresários, entidades, e alianças tem feito em Pelotas".

No encerramento da Roda de Conversa, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, deu as boas-vindas aos convidados, e falou sobre a notoriedade do evento para a cidade de Pelotas e região. Por fim, as soberanas da Fenadoce realizaram a entrega de doces para os palestrantes da tarde.

O encontro realizado no auditório I da Fenadoce reuniu empresários e representantes das nove entidades participantes da Aliança Pelotas: ACP, ARP, CDL, CIPEL, SECOVI, SINDILOJAS, SINDUSCON, SHBRS e REDE. Tendo como tema principal o desenvolvimento da Região Sul, o talks contou ainda com a presença de representantes de municípios vizinhos.

Sebrae/RS e Prefeitura de Pelotas entregam Selo "Escola Empreendedora"

A Prefeitura de Pelotas e o Sebrae/RS realizaram a entrega do Selo "Escola Empreendedora" para as escolas do município que aplicaram o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, uma parceria entre a entidade e o executivo municipal. O certificado foi entregue na Fenadoce 2019, na noite desta segunda-feira (17), como forma de homenagear as instituições pelo trabalho realizado.

2º Ciclo de Negócios reuniu cerca de 2 mil participantes

A 2ª edição do Ciclo de Negócios da Fenadoce, realizado entre os dias 10 e 14 de junho, reuniu cerca de 2 mil participantes ao longo das atividades. Além de palestras e rodas de conversa, o ciclo contou com uma Rodada de Negócios da qual participaram 80 empresas de diversos segmentos, e mais de 20 negociações foram firmadas no período do evento. Segundo Letiane Azambuja, responsável pelo Ciclo de Negócios, o evento está confirmado para a Fenadoce de 2020, já que a edição deste ano foi além do esperado: "Superou nossas expectativas. Foi um evento ainda mais qualificado, e a tendência é seguir assim, tornando a Fenadoce também uma feira de negócios", encerra.

Wombo Combo premia vencedores

O espaço Wombo Combo da Fenadoce 2019, reuniu os amantes da cultura pop no tilmo final de semana, lotaram o auditório I do Centro de Eventos. Competição de cosplay, kpop, quizz e video-games foram algumas das atrações que movimentaram os dois dias do evento, além de uma palestra com representantes da Izzi Play, de Pelotas/RS.

O Espaço Wombo Combo contou com programação organizada pela AnimeBomb e segundo Júlio Centeno, um dos responsáveis pelas atividades, o espaço é fundamental, visto que esse é um público que vem crescendo cada vez mais na cidade de Pelotas. Para conhecer o resultado das competições, basta acessar: http://bit.ly/31FujRt.

Resultado da 2ª Rústica da Fenadoce

O Sesc Pelotas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, e a Fenadoce, promoveu 2ª Rústica da Fenadoce, que teve como ponto de partida e de chegada o Centro de Eventos. A atividade foi a terceira etapa do Circuito Corridas de Pelotas, que começou em fevereiro com a Meia Maratona, seguida pelo Cross Country Barro Duro em março.

Na corrida deste domingo (16) um total de 225 atletas participaram, sendo 153 homens e 72 mulheres, divididos de acordo com a idade, sendo 11 categorias masculinas e 9 femininas. Para conhecer o resultado parcial, acesse: http://bit.ly/31DB0DQ.

SERVIÇO FEIRA
O que: Feira Nacional do Doce - Fenadoce 2019
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 23h.
Site: www.fenadoce.com.br | Facebook: www.facebook.com/fenadoce

INGRESSOS: seg a sex: R$ 10,00 sab, dom e feriados: R$ 12,00 Estacionamento: R$ 15,00
Valor do Doce – O valor do doce na feira deste ano segue o mesmo do ano passado,
custando R$ 4,00 a unidade.

Eventos, espetáculos e atrações para o municipio de Pelotas, este ano venha para a festa do doce, Fenadoce 2019.
A Fenadoce 2019 abriu os portões para receber o público na tarde desta quarta-feira (05/06) e dar a largada na sua 27ª edição. Expositores, doceiras e visitantes expressaram suas expectativas positivas para a feira deste ano, que acontece até o dia 23 de junho. As apresentações da Fenadoce Cultural e as visitas dos alunos das escolas municipais movimentaram os corredores da feira ao longo do dia. Nesta quinta-feira, 06, iniciam as atividades do Festival de Gastronomia com oficinas gratuitas.

As primeiras visitantes da 27ª edição da Fenadoce foram Suzana Hamerski e um grupo de amigas, todas porto-alegrense, que há 21 anos saem da capital do estado, para visitar a Fenadoce. O guia turístico Saul Silva é responsável pelo passeio anual das amigas: "É sempre uma satisfação", conta. Suzana Hamerski disse que não perde uma edição, e gosta de estar na feira para passear e fazer compras. "Eu adoro, venho há mais de 20 anos e vou seguir participando enquanto puder" afirma.

Durante o primeiro dia iniciou também a visitação dos alunos das escolas municipais à feira. As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira, até o dia 19 de junho. As escolas interessadas ainda podem agendar a visitação enviando um ofício constando o nome da escola, a assinatura do responsável, a data de preferência e a quantidade de alunos e professores que visitarão a feira, para o e-mail escolas@fenadoce.com.br

06/06 - Dia da Doceira é comemorado amanhã

Nesta quinta-feira,6, Pelotas comemora o Dia da Doceira, oficializado pela Prefeitura Municipal, em 2018, durante a 26ª edição da Fenadoce. A proposta do atual Deputado Federal, Daniel Trzeciak, na época Vereador, surgiu como forma de homenagear as responsáveis pela tradição doceira da cidade de Pelotas.

"Esse dia é importante para reconhecer um trabalho feito o ano inteiro", afirma a Presidente da Associação das Doceiras, Simone Bicca. Segundo ela, hoje 16 doceiras são associadas à instituição, mas muitas outras mulheres fazem parte desta tradição pelotense. "Com esta data, daqui para frente, iremos comemorar todos os anos o dia que lembra nosso trabalho, já que nos demais o grande protagonista é o doce", completa.

O reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, da Tradição Doceira de Pelotas, como Patrimônio Imaterial do Brasil, em 2018, trouxe um novo público para o ramo. "Notamos que, depois desse reconhecimento, nosso trabalho tem sido mais procurado, especialmente por pessoas de outras cidades", conta Simone, que aponta também a procura de empresários que desejam revender os tradicionais doces pelotenses fora do Rio Grande do Sul.

Festival de Gastronomia inicia programação

A programação do Festival de Gastronomia inicia na quinta-feira com programação especial, e gratuita, para os visitantes da Fenadoce 2019, na Cozinha Experimental do festival, localizada entre a Cidade do Doce e o setor de Variedades. Durante o primeiro dia, a professora Carmelita Jardim, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, será a responsável por conduzir as atividades. A partir das 15:00, ela irá ministrar uma Oficina de Papo de anjo. Já as 17:00, os participantes podem acompanhar uma Roda de conversa, com a temática "A mulher na Cozinha". A última atividade do dia será uma Oficina PANCS, ministrada por Carmelita a partir das 19:00.

Em 2019 o Festival de Gastronomia da Fenadoce retorna para sua 5ª edição. Inserido na temática central da Feira, a programação promove palestras, oficinas e aulas show que promovem a disseminação da cultura gastronômica de Pelotas. As atividades são realizadas em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que durante a programação do Festival abordará o processo de patrimonialização dos doces de Pelotas. Outro importante parceiro do Festival de Gastronomia é a Fecomércio - SENAC Pelotas, que atua no incentivo à utilização de produtos locais, com a ótica de potencializar e reconhecer aquilo que é produzido na região.

Festival de Moda Fenadoce começa nesta quinta-feira, 06

Visando divulgar os empreendedores da Fenadoce 2019, a feira promove mais uma vez o Festival de Moda Fenadoce, que também terá seu primeiro dia durante a quinta-feira. A programação conta com desfiles onde as modelos apresentam looks criados a partir de roupas que estão sendo comercializadas pelos estandes da feira.
A atividade acontece ao longo da programação da feira nos dias 06, 07, 10, 11, 12, 13, 14, 17, 18 e 19, sempre de 30 em 30 minutos a partir das 16h. A ideia é fortalecer os expositores da feira, já que os desfiles apresentarão roupas e acessórios deles. A Fenadoce 2019 acontece de 05 a 23 de junho em Pelotas/RS.

SANEP lança projeto de coleta de óleo de cozinha na Fenadoce

O estande da SANEP - Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas recebe nesta quinta-feira, 6, às 19h30min, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, além de vereadores, convidados e imprensa para o lançamento de um grande projeto para a cidade de coleta de óleo de cozinha.

A Fenadoce 2019 é uma realização da CDL Pelotas, tem patrocínio Banrisul; Sicredi; GELEI e Osirnet; Apoio da Biscoitos Zezé; Ecosul e Farmácia São João e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

SERVIÇO FEIRA
O que: Feira Nacional do Doce - Fenadoce 2019
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 23h.
Site: www.fenadoce.com.br
Facebook: www.facebook.com/fenadoce

INGRESSOS: seg a sex: R$ 12,00 sab, dom e feriados: R$ 16,00 Estacionamento: R$ 18,00

Doce por R$ 4,00 – O valor do doce na feira deste ano segue o mesmo do ano passado,
custando R$ 4,00 a unidade.

Contato

Fenadoce 2019

Email:

Telefones (53)32710002

Endereço

Rua Professor Paulo Zanotta da Cruz, 3390 - Fragata - Pelotas/RS

Localização

Redes

ATENÇÃO: Este espaço é uma locação do anunciante "Fenadoce 2019" e o conteúdo publicado é de sua inteira responsabilidade. O Portal Olhasoaqui.com se reserva apenas a bloquear conteúdos impróprios diante da moral, ética e que afrontem à constituição e ao código penal brasilerio.

Este conteúdo é editado e publicado pelo Consultor de Inclusão Digital Luciana Rosa - Pelotas - e-mail: olhasoaqui@hotmail.com.